Referências

Começo a achar a ideia muito interessante. Mais de vinte anos depois nem eu lembrava direito o que escrevera na época e essa releitura mostra o quanto as ideias eram diferentes.

Boa parte do livro eu fiz nos intervalos de plantão. Eu trabalhava no Hospital da Marinha e havia um computador disponível dentro da unidade. Gravava em disquete, levava pra casa e continuava. Nisso eu aprendi que os antigos disquetes "quebravam" e tive que refazer vários capítulos. 

Recebi muita ajuda e os capítulos foram revisados por amigos várias vezes. Nessa releitura vou citar aqueles que não homenageei na época e aos demais deixo meu eterno agradecimento, pois algumas descrições eram de casas ou locais que existiam de verdade e traziam suas próprias lembranças de infância e que me foram cedidas graciosamente por eles. 

Uma vez pronto (nunca fica pronto - quem já fez um TCC¹ sabe o que quero dizer), mais algumas revisões, incluí um capítulo e parti para a publicação. A ideia original era criar um romance com alguma coisa paradidática que fosse usada nas escolas. Claro que isso nunca aconteceu. 

A escolha de editora recaiu sobre a "Papel Virtual", pois era a única que fazia os livros sob demanda. A sede era numa incubadora de empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Uma vez impressos, os livros foram vendidos ou doados e não fiquei com excedente em casa. Essa editora eu nunca mais encontrei.

Com a ideia "paradidática" eu deixei algumas referências e no capítulo 2 entrou o livro "O Mundo de Sofia" "que é um romance escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991. O livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 60 línguas, teve sua primeira edição em português em 1995, que atualmente encontra-se em sua 32ª reimpressão" (Wikipédia). Conta a história de Sofia, uma menina que, às vésperas de seu aniversario, recebe bilhetes e cartões postais anônimos, bastante estranhos. Nestes bilhetes, Sofia passa a conhecer o mundo mágico da filosofia, desde o período pré socrático até o período pós-moderno em um triller envolvente. Essa referência é importante porque o livro será citado em outros capítulos também.

Vamos em frente? Deixe um comentário se achar interessante.



Eu sou doc

1 - Trabalho de conclusão de curso

Comentários