Uma Presença Ausente

Espero que o leitor tenha apreciado a minha "fase livro" que foi substituída por outras produções. Para quem chegou agora, lembro que eu deixo uns links que aparecem com cor diferente do texto (no geral é um tom azul mais claro) para complementar a leitura.
 
Na época que "saí de casa" (esse assunto ficará subentendido) ainda mantive o Universoteen por um tempo, mas não perdi o interesse pela leitura. Morei na cidade do Rio de Janeiro mais algum tempo (depois mudei para Petrópolis) e conheci, então, o livro da Dra. Monica Tolipan, título deste post, e fiquei muito interessado em hipnose. O livro fala (livro fala?) de um tratamento do autismo baseado em hipnose e eram duas coisas que eu tinha pouco conhecimento.
 
Descobri, então, que na Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro havia um curso anual de hipnose e me inscrevi. A turma era pequena e um dos professores, coincidentemente, também foi meu preceptor na época da residência médica. No final das contas eu fui um dos participantes do 50º Curso de Hipnose Clínica, turma de 2003. Começava então minha fase "Mago Merlin" que, mais adiante, deu origem ao blog "Contos de Fada?"
 
Realmente eu tive um bom desempenho no curso e ainda segui com outras capacitações, inclusive em EMDR ( Eye Movement Desensitization and Reprocessing) da Dra. Francine Shapiro. Com o conhecimento adquirido eu desenvolvi um trabalho com crianças mais voltado para a dor aguda, pois a dificuldade que eu tinha era relacionada à minha pouca formação psicológica/psiquiátrica e aí preferi tal caminho, que pareceu mais seguro. Usei o que aprendi no trato dos pacientes em pronto-socorro e meus alunos gostavam disso.

Se a hipnose funciona? Bom... eu hipnotizei uma paciente com transtorno conversivo com auxílio de um dos meus alunos. Além de resolver o problema agudo da paciente, eu ainda tive que desipnotizar o dito aluno que acabou alterando seu estado de consciência.
 
Como tudo faz parte do meu legado, deixo aqui o link da monografia que concluiu meu curso e aí o leitor pode tirar suas próprias conclusões. O grande problema é o seu mau uso, a dita "hipnose de palco" (aquela que coloca as pessoas para comer cebola pensando que é maçã e aparece nos programas de televisão) e outras situações, principalmente quando associada à Programação Neuro Linguística - PNL.
 
Quando mudei novamente de cidade e interiorizei ao extremo, vindo para o Planalto Norte catarinense, achei prudente não desenvolver mais essa atividade pois não seria muito prudente (já ouviu falar das Bruxas de Salém?) 

Falando em mudar de cidade, eu e minha esposa resolvemos mudar de novo e alugamos uma casa na cidade de Itaiópolis. Viemos no final de fevereiro, adotamos a Enola (uma cadela muito dócil e educada que também tem um blog que você pode conferir clicando aqui) e estamos aguardando a chamada de um concurso que fomos aprovados.
 
Semana que vem começo a falar dos blogs. A pandemia? Isso será história para outro dia. 



Eu sou doc

Comentários