Contos de Fada?

Era uma vez... Os contos de fada começam assim.... Bom, isto é um conto de fadas? Pode ser, mas tem mago e fada... Guerreiros, princesas, até gente comum.” 
 
E assim começava o "Contos de Fada?" em 20/09/2005, blog que deu origem ao "Coisas do Narrador" que será tema das próximas semanas.
 
A ideia original era de um blog participativo, com outros colaboradores que teriam a senha e escreveriam suas histórias também. No início funcionou, mas depois eu preferi receber o material e editar de acordo com o padrão do blog que era muito hermético, recheado de metáforas, com textos e poemas que contavam histórias dos mais variados temas.
 
O primeiro personagem foi o 'Mago" que morava na montanha (muito conveniente porque eu mudara para Petrópolis); mais adiante, já que era trabalho colaborativo, veio "Sininho". Aos poucos surgiram os personagens fixos como o Dragão em “O Dragão e a Rosa Azul” (20/03/2007) , e o Guardião na sua primeira citação em “Teste da Fronteira Transparente” (12/04/2007); mais adiante surgiram as irmãs Ana, Adrielle e Deborah no texto “Fractais” (1/07/2008); o Guri apareceu no ano seguinte no texto  “O Guri” (02/02/2009); Melinda, que virou grande amiga do Guri, surgiu em 2010 em “A Visitante Misteriosa” (07/12/2010). A narração variava, mas em dado momento achei importante determinar quem contaria as histórias e surgiu o  Narrador, que "continuou" o trabalho no blog seguinte.
 
Ao todo foram 462 postagens e encerrei esse trabalho em abril de 2011, quando resolvi escrever de outra forma bem mais objetiva. Foram quase seis anos de muita criatividade. O detalhe é que no último texto eu usei recursos visuais com fotos e um streaming de música que ainda funciona, bastando clicar nele no final da página caso não comece a tocar de forma automática. A música é "Que outro dia amanheça" da Jane Duboc.

Ah! Antes que eu esqueça! Apesar do blog atual falar de coisas de mais de vinte anos, vamos combinar que dezesseis anos já está de bom tamanho e em alguns anos entrará no clima.

 
 Eu sou doc

Comentários