Vida na Fazenda - parte 1
Para chegar à fazenda do "seu" Paulo, em Ribeirão Florido, o acesso seria por uma estrada abandonada e parcialmente retomada pela natureza. Realmente o estado das RJ - 145/151, no trecho que liga Rio das Flores à BR 040, parece evoluir para essa realidade fictícia que coloquei no livro. É uma estrada muito bonita, com túneis naturais formados pelas copas das árvores, mas o asfalto parece que "não pega liga" e dificilmente está em bom estado. No percurso você encontra cachoeiras, sendo que montei a foto com o "Chuveirinho" (na beira da estrada) e com a "Cachoeira do Amor" (fica em propriedade privada, mas é aberta à visitação mediante uma taxa).
Rio das Flores faz parte do chamado "Vale do Café" e existem várias fazendas no município. As mais conhecidas são a Fazenda União e a Fazenda Paraizo, mas falarei daquelas que fazem parte da minha lembrança afetiva.
Lá pelo final dos anos 1970 eu frequentei a Fazenda da Loanda, onde moravam amigos. O local é muito bonito e fica no distrito de Manuel Duarte. Serviu de base para a descrição da fazenda do "seu" Paulo e fiz uma montagem de fotos só para ilustrar.
Eu encontrei um projeto desenvolvido pelo Instituto Cultural Cidade Viva, em parceira com o Instituto Light e com a coordenação técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC / SEC, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o Inventário das Fazendas de Café do Vale do Paraíba Fluminense.
"Os objetivos do projeto são: o aprofundamento dos estudos relacionados à arquitetura rural fluminense do ciclo do café e de suas estruturas produtivas e sociais; o reconhecimento da sua importância histórica e socioeconômica na ocupação do território e na conformação da paisagem cultural da região; a divulgação desse conhecimento e do seu potencial como elemento indutor ao fomento do turismo cultural; a disponibilização, neste sítio da Internet, de todo o material produzido, das Fichas de Inventário ao Manual de Conservação Preventiva, passando por referências bibliográficas, iconográficas e arquivísticas" (informações encontradas na página da referência).
Nessa página, o inventário completo da Fazenda Loanda pode ser "baixado", em arquivo, clicando aqui e você verá várias fotos com a descrição dos locais. A foto 13 é referente à "colmeia", que citei no livro, e é descrita no inventário como "uma estrutura octogonal mais recente".
Eu sou doc
Comentários
Postar um comentário